Como criar cálculos programados no sistema?

Postado em 27/07/2018



Os cálculos programados são os dados de proventos e descontos que ocorrem na folha de pagamento por um período superior a 1 mês. São as verbas fixas que o trabalhador terá em sua folha de pagamento a maioria dos meses. Temos três locais no sistema para efetuar o cadastro veja:

Cálculo Programado – Geral

Acesse Arquivos / Tabelas / Cálculo Programado digite um novo código para criação e informe uma descrição, como por exemplo: “Contribuição Confederativa 1%” pressione a tecla enter 3 vezes e em seguida na aba “Filtros” pressiona a tecla “Insert” informe:

-A empresa (pode ser inserido mais de uma empresa, para isso informe a primeira e clique em confirma para inserir a próxima);

-O funcionário (pode ser inserido mais de um funcionário, para isso informe o primeiro e clique em confirma para inserir o próximo, ou se deixar o campo vazio o sistema compreenderá como todos os funcionários);

-Regime (pode ser inserido mais de um regime empregatício, para isso informe o primeiro e clique em confirma para inserir o próximo, ou se deixar o campo vazio o sistema compreenderá como todos os regimes empregatícios);

-Cargo (pode ser inserido mais de um código de cargo, para isso informe o primeiro e clique em confirma para inserir o próximo, ou se deixar o campo vazio o sistema compreenderá como todos os cargos);

-Sindicato (pode ser inserido mais de um código de sindicato, para isso informe o primeiro e clique em confirma para inserir o próximo, ou se deixar o campo vazio o sistema compreenderá como todos os sindicatos);

-Local de Trabalho e Centro de Custo (pode ser inserido mais de um código de local de trabalho e centro de custo, para isso informe o primeiro e clique em confirma para inserir o próximo, ou se deixar o campo vazio o sistema compreenderá como todos os locais de trabalho e centros de custo);

 

Após concluir de inserir todos os filtros, clique em Voltar e clique na aba chamada Eventos, pressione o botão Insert e informe o evento (provento ou desconto) como por exemplo 507 Contribuição Confederativa.

No caso desse exemplo desejamos descontar 1% dos empregados, para isso no campo Percentual informaremos 1% e nos campos referência e valor ficarão em branco. Caso haja valor mínimo ou máximo de desconto, informe o valor.

Digite a competência inicial do desconto e final (MM/AAAA), marque os meses que ocorrerão o desconto e clique em Confirma / Voltar / Gravar.

 

Cálculo Programado – Cadastro do Funcionário

Acesse Arquivos / Funcionários / Cadastros / Funcionários digite o código do empregado e clique na aba Cálculo Programado.

Pressione a tecla Insert e digite o evento por exemplo: 21 Adicional Insalubridade. Preencha o campo Percentual com por exemplo 40%, e nos campos referência e valor ficarão em branco. Caso haja valor mínimo ou máximo de pagamento, informe o valor.

Digite a competência inicial do desconto e final (MM/AAAA), marque os meses que ocorrerão o pagamento e clique em Gravar.

 

Cálculo Programado – Cadastro do Sindicato

Acesse Arquivos / Sindicatos digite o código do sindicato e clique na aba Cálculo Programado pressione a tecla Insert e digite por exemplo o evento 507 Contribuição Confederativa e pressione a tecla Enter que levará aos demais campos. Informe o percentual ou o valor e nos campos de cada mês digite a letra “S” para sim e “N” para não, depois grave.


Suporte > Sistemas Contábeis > Folha de Pagamento > Cálculo > Como criar cálculos programados no sistema?